-
Arquitetos: Studio Arthur Casas
- Área: 950 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Fernando Guerra | FG+SG
-
Fabricantes: Legrand / Bticino
Situada a cerca de uma hora de São Paulo, a Casa em Itu é um refugio para um jovem casal com filhos. A posição privilegiada às margens de um pequeno lago e a presença de um grande ipê amarelo nos levou a criar uma casa que tira o maior partido possível da paisagem.
A planta em L divide a casa de maneira simples: o volume principal contém no térreo o quarto dos filhos, um pátio interno contínuo ao home theater forma uma sala de estar intima, uma grande sala de estar se abre para o terraço e para o jardim, apagando as fronteiras entre o interior e o exterior. Acima desse volume estão situadas a suíte master e uma academia.
No volume secundário estão a sala de jantar e cozinha, assim como as áreas de serviço. No primeiro andar deste volume ficam os quartos dos hóspedes.
A casa é marcada pela horizontalidade e fluidez entre os espaços. A entrada é feita no ponto onde os dois volumes convergem, um pé-direito baixo reforça a transição do olhar para o exterior. De um lado o piso em pedra da sala de jantar segue em direção ao terraço, gradualmente se mesclando ao jardim. A sala de estar se encontra num nível ligeiramente mais baixo e possui um pé-direito mais alto. Um tronco de arvore domina esse espaço, revestindo a única coluna de apoio presente. Os caixilhos deslizam completamente e ficam escondidos dentro das paredes, trazendo o terraço e a paisagem para dentro da casa.
O piso e o forro em madeira trazem um aspecto caloroso e domestico para esse espaço invadido pela natureza. Um segundo terraço contínuo à sala foi criado sob a pérgula em balanço que possui um toldo retrátil. Toda a lateral do volume é dominada por um grande deck em madeira e por uma raia de natação, integrada ao paisagismo por grandes pedras que penetram a piscina.
O antigo ipê amarelo que foi preservado se mescla à arquitetura da casa, alinhado com ele uma escada externa permite circular entre o térreo e o primeiro pavimento. Essa variedade de percursos interiores e exteriores é uma das características mais marcantes dessa casa.
Revestida em cumaru e com uma tinta feita com a própria terra do local, apesar de seu grande volume a casa possui uma inserção discreta na paisagem, sua horizontalidade reforçando a linha das copas das árvores que dominam o entorno.